sexta-feira, 28 de setembro de 2012

IMTT & A Incompetência

Quando saiu a última alteração da lei em relação à revalidação da carta de condução, em 2008, a minha mãe  fazia nesse ano precisamente 60 aninhos, a idade que, supostamente, teria de efectuar a revalidação da dita-cuja.


Oferece-se a quem estiver a precisar!

Ao ter conhecimento da situação, tratou dos documentos necessários e dirigiu-se à antiga DGV da zona para tratar do assunto. Após uma longa, mas mesmo muito longa, espera pelo atendimento eis que se depara com a chamada "Incompetência em Pessoa".

A inútil e incompetente funcionária do IMTT que infelizmente a atendeu, olhou para os documentos, olhou para a carta de condução, e disse-lhe que não percebia o que é que ela estava ali a fazer, porque a carta era válida até 2013, e que a alteração da lei não a abrangia!!! Eu é que, até hoje, não percebo o que é que essa "senhora" estava ali a fazer, o trabalho dela não era com certeza.

Embora desconfiada mas suficientemente convencida da informação que lhe tinham dado, afinal de contas ela tinha-se deslocado ao local certo para obter a informação correcta, manteve-se impávida e serena com a carta caducada durante 4 anos...

Há pouco tempo, dirigiu-se novamente às instalações do IMTT para saber o que seria necessário para efectuar a revalidação da carta em 2013, e desta vez disseram-lhe que afinal de contas a carta estava caducada...há 4 anos...e que como não tinha efectuado a revalidação da mesma em tempo útil teria de pagar uma coima, teria de ir novamente a exame de condução e, de preferência, teria de pagar também uma aulinhas de condução para se actualizar...FANTÁSTICO... haja dinheiro para aliar à V. incompetência... porque é o que se quer...DINHEIRO fácil à custa dos pobre coitados!

Devido a imensos problemas de saúde que a impedem de andar a pé,  bicicleta ou fazer qualquer tipo de esforço físico, a minha mãe necessita do carro essencialmente e quase exclusivamente para se deslocar ao centro de saúde e supermercado da zona e, após uma espera angustiante de cerca de dois meses, escusado será dizer que ficou apavorada com a possibilidade de uma reprovação, lá apareceu a missiva com a convocatória para o exame.

Absurdo dos absurdos, para meu espanto e surpresa, depois de todos os gastos inerentes a este ridículo processo causado pela  funcionária incompetente, o exame de condução é efectuado no carro da própria pessoa! Sendo também a própria a suportar os custos da gasolina gasta durante uma hora para andar a passear um Engenheiro que já está a ser pago, suponho eu que bem pago, pelo trabalho que faz.

A minha mãe tem uma reforma inferior a um ordenado mínimo que, infelizmente é canalizada mensalmente para a farmácia... e se vai sobrevivendo e pôde pagar a m***a do exame a que foi obrigada, devido à incompetência dos funcionários do IMTT, teve de ser a filha a ajudá-la. E nem um veículo de serviço os "Srs." disponibilizam??? Têm de ser os desgraçados, muitos deles reformados e com reformas de miséria, a suportar todos os custos???

No dia do exame, os "Srs. Engenheiros" estavam a ser sujeitos a uma avaliação por parte dos supostos "juízes do IMTT", segundo me explicaram... Como tal, estavam extremamente stressados, mal-humorados e ressabiados, julgando, como sempre, que podem brincar com o dinheiro e com o psicológico de dezenas de "infelizes" que tiveram o infortúnio de serem obrigados a partilhar o mesmo espaço que eles durante o tempo da avaliação... 

Com os ânimos exaltados porque estavam a trabalhar sob pressão (coitadinhos), decidiram reprovar a maioria das pessoas. Deduzo eu que tenha sido para mostrarem o quanto são duros e exigentes... porque é bonito, porque estão aborrecidos e porque sim... sim, porque não se reprova, nem se "goza" com ninguém assim...porque apetece. Queremos acreditar que estamos a lidar com adultos, certo?

Não se reprova muito menos uma senhora de 64 anos, que não tem a agilidade e destreza de uma de 18, só porque parou junto do STOP e depois avançou devagar até ter visibilidade nos cruzamentos e porque numa rotunda não se atravessou imediatamente à frente dos carros que ali circulavam... 

Fiquei a saber que o melhor mesmo é levar um carro para o exame que esteja bem apetrechado com air-bags e que seja resistente, tipo tanque de guerra, porque os Srs. devem gostar é de adrenalina: Vamos então atravessar agora que vem um carro na nossa direcção...bate, bate, bate...BOOOOOA não bateu, LIVREI-ME DE FICAR PARAPLÉGICO...UAU!!!

Senhores Engenheiros do IMTT, se a senhora em questão não entrou de imediato na rotunda sem tomar os devidos cuidados foi porque:

-  Primeiro, tinham-na avisado durante as aulas de preparação para ter cuidado extremo no dia do exame com a entrada nas rotundas, porque se entrasse sem ter cuidado seria motivo de reprovação, 

-  Segundo, porque estava a conduzir o carro dela, e se era para se suicidar e entrar na rotunda para ser abalroada pelo lado do condutor, que fosse a "engenheira" que a acompanhou a conduzir, até porque coxa já ela era, se ficasse um bocadinho mais amolgada só tinha mesmo pena era do carro que tanto custou a pagar... à minha mãe!

Uma vez reprovada pelos motivos mais do que válidos mencionados anteriormente, resta-nos pagar e aguardar uma vez mais a repetição do exame...

Não querendo ofender ninguém, muito menos todos os que me são queridos...cada vez mais gosto dos animais, conseguem ser mais humanos do que muita gente que se diz como tal!

Beijosssssss*****

2 comentários:

  1. É triste, muito triste a atuação de determinadas pessoas!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade...

      Fiquei revoltadíssima...entretanto vai novamente a exame...espero que, desta vez, seja feita justiça :).

      Beijinho,

      Eliminar

Responderei a todos os comentários no próprio Blog!

Obrigada pela visita :)***