terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Frango à Pizzaiolo

Adoro cozinhar e para mim a cozinha é um hobby, sinónimo de relaxe, descontracção e não de tortura e obrigação... se há algo que me entristece é o facto de não poder despender mais tempo por entre tachos, panelas e afins!

Infelizmente, a falta de tempo não me permite aventurar em grandes cozinhados e tento sempre seleccionar pratos que, pelo menos durante a semana, não demorem mais do que 30m a preparar. Normalmente chego a casa por volta das 20h/20h30m e, para além de ter uma pequerrucha que se arrasta agarrada às minhas pernas durante todo o processo de preparação do repasto, tenho um namorido que chega sempre por volta das 21h esfomeado e,  não sossega enquanto não come (o que como devem calcular me irrita profundamente LOL).

Decidi então partilhar convosco uma receita que, para além de práctica é bastante rápida e simples de fazer e...o melhor de tudo...fica e sabe sempre bem: FRANGO À PIZZAIOLO.




As batatas que utilizei são pré-fritas, apesar de evitar e de não apreciar é sempre mais rápido. Não utilizei manjericão porque o meu "faleceu em definitivo" (sim, volta e meia ressuscitava) há cerca de um mês e ainda não o substitui e, como devem de calcular, não deixei marinar... Mas fica igualmente delicioso, experimentem:

INGREDIENTES

2 peitos de frango (cortado em 4 bifes de grossura média)
1.5 colher de sopa de sumo de limão
2 dente de alho, esmagados
4 fatias de queijo mozzarella
2 tomates
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de oregãos secos
1/2 cubo de caldo de galinha
Folhas de mangericão fresco (opcional)
Sal e pimenta branca q.b.
Molho de tomate italiano q.b. 

PREPARAÇÃO

Tempere os bifes de frango com o sumo de limão, alho esmagado, sal (apenas uma pitada) e pimenta branca, deixando marinar por 20-30 minutos.
 
Aqueça o azeite numa frigideira, junte o cubo de caldo de galinha, espere que se dissolva e doure o frango de ambos os lados. 
 
No fundo de um pirex/recipiente refractário, faça uma camada com o molho de tomate italiano e, sobre este, disponha os bifes de frango, uns ao lado dos outros. Por cima, coloque as fatias de queijo mozzarella encimadas por fatias de tomate previamente temperadas com um pouco de sal.

Por fim, polvilhe com oregãos e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20-30 minutos. 
 
Sirva decorado com folhas frescas de manjericão e acompanhado por batata frita e/ou arroz.
 
 
Maravilhosamente delicioso :)!
 
Beijinhossssssssssssssssss, 
 
P.S.: fica ainda melhor se acompanharmos com uma salada de alface...nham...nham...nham...

3 comentários:

  1. Querida Catarina,

    nem imaginas como as tuas palavras são bonitas e como tu própria és bonita! Obrigada! Agradeço do fundo do meu coraçãozinho ainda meio partido.

    Agora ao que interessa (porque já aqui estou com a lágrima ao canto do olho..): tem um aspeto absolutamente maravilhoso! Admito que gosto igualmente de estar na cozinha mas não sou grande coisa.. a minha cena é mais bolos e doçarias apesar de ser uma naba e de só chegar a algum lado se tiver uma receita à frente dos olhos. Ando numa de recolher receitas, bolos/sopas/pratos principais, para quando me aventurar a viver sozinha ou com o namorado (o que não vai acontecer assim tão cedo, com muita pena minha...) me amanhar e dar asas às minhas excelentes e maravilhosas técnicas culinárias *ahaha*


    Um grande beijo para ti e já tinha saudadinhas tuas de te ler!

    Beijo *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida!

      Também eu já tinha imensas saudades tuas, que bom ter-te de volta! Mas que ideia foi essa de desaparecer por completo, hun??? Percebo perfeitamente que não tenhas a mínima disposição, que te sintas triste e angustiada, mas a vida continua, não baixes os braços! Desistir é palavra que não pode constar do teu dicionário :).

      Enquanto houver saúde, melhor ou pior, tudo se faz... Muita força para esta nova fase da tua vida e sempre que precisares podes contar comigo...de verdade :)!

      Em relação aos teus dotes culinários tenho a dizer-te que, por experiência própria (com muitas falhas pelo meio), nada se faz ou aprende de um dia para o outro. Muitas das vezes, por força das circunstâncias, descobrimos que somos realmente muito bons em algo que não suponhamos sequer um dia vir a fazer...já te estou a ver a fazer panquecas em forma de coração para servir logo pela manhã ao sortudo do namorado hihihi.

      No início também achava que não tinha jeito nenhum, depois comecei a ver que pelo menos não provocava diarreias, cólicas ou más disposições a ninguém, o que também já não era mau...e assim fui ganhando o "gostinho" pela coisa LOL.

      Outro beijo enorme para ti, espero sinceramente que não voltes a "desaparecer" e, uma vez mais te peço: sorriso enorme no rosto porque tristezas não pagam dívidas e, infelizmente, também não curam mágoas nem são solução para quem já não pode estar do nosso lado ;)... Amanhã é um novo dia!

      Beijosssssssssssss,







      Eliminar
  2. É rápido e delicioso ;)!

    Beijinhosssssssssssss,

    ResponderEliminar

Responderei a todos os comentários no próprio Blog!

Obrigada pela visita :)***