sexta-feira, 27 de julho de 2012

Opinião Actifry vs Airfryer

No passado fim de semana tive visitas em casa e , como tal, a Coquette teria de cozinhar para cerca de 15 pessoas que, apesar de todas elas terem imenso cuidado com a alimentação, também todas elas adoram batatas fritas!

Como a paparoca iria ser picanha grelhada nada melhor para acompanhar, para além de tudo o resto que a picanha exige, que umas belas e deliciosas batatinhas fritas!

Pensei logo para com os meus botões: "excelente oportunidade para testar a Actifry da Tefal!

Já tinha lido alguns comentários e opiniões acerca do produto e este seria o derradeiro motivo para convencer o namorido a comprar uma... o que também não foi preciso muito, assim que lhe falei acerca dos benefícios da dita cuja ele disponibilizou-se logo a passar pela loja e comprar uma: perfeito!

Final do dia, ligo-lhe a perguntar se já tinha feito a compra e ele responde-me que, depois de se ter informado com a menina que estava no atendimento, tinha optado por comprar uma Airfryer da Philips

Imagem Fonte Google divulgação

Primeiro pensamento: "OMG...homens... eu tinha pedido uma Actifry e não uma Airfryer!!!!

Desculpou-se dizendo-me que tinha percebido bem mas que a menina lhe tinha dito que a Airfryer era melhor porque deixava os alimentos mais crocantes... apesar de só dar para fritar cerca de 800g de batatas em vez de 1kg/1,5kg (Actifry ) seria uma melhor opção. E, segundo a menina, esta cozinhava os alimentos em menos tempo e deixava-os ainda mais saborosos...e (o melhor de tudo) que se eu não gostasse podia trocar!

Fez-se magia perante os meus ouvidos e luz perante os meus olhos... eheheh... depois desta explicação nem hesitei... para testar estou cá eu... vou experimentar e logo se vê...

Foi o que fiz mal cheguei a casa, toca de fritar batatas para testar (o meu principal objectivo), com e sem óleo, para ver como ficariam melhores! E como não queria ficar apenas pela opinião das batatas experimentei também umas salsichas "y otras cositas más"... tenho é pena de não ter tirado fotos porque... foi um fiasco... diria mesmo desastroso!

As batatas ficaram com um aspecto horroroso de batatas assadas no microondas e, tal como menciona o teste efectuado pela DECO, se julgam que sabe a batata frita esqueçam... sabe mesmo a batata assada e seca, com o contra de que, como o recipiente onde se colocam os alimentos é estático, as batatas que se encontravam no meio nem assadas ficaram, posso dizer que ficaram algo semelhante a mal cozidas/cruas e sem sabor.

Com as salsichas a experiência não foi melhor, ficaram tostadas na pele mas secas e com um sabor esquisito... parecia que estava a comer papel... bahhhhh.

Finalizada a experiência com a Airfryer, lavei-a, embrulhei-a e troquei-a pela Actifry !

Imagem Fonte Google divulgação

À primeira vista esta parecia-me ser realmente melhor pelo facto do recipiente ter uma espátula rotativa que ia rodando os alimentos de forma a cozinharem uniformemente, e quanto a isso eu tinha razão... O problema foi o tempo de cozedura, neste caso "fritura" das batatas (muito, mas muito mesmo), mais do que na Airfryer, e uma vez mais o sabor das mesmas... a assado/cozido, tal como na anterior.

O aspecto das batatas melhorou bastante em relação à Airfryer porque com a Actifry ficaram todas elas bem coradinhas/tostadinhas e não encontrei batatas com aspecto mal cozido (e digo cozido porque quanto a mim é tudo menos frito) mas uma vez mais ficaram secas e não sabiam a batata frita, nem lá perto... nem quando testei com o óleo e nem quando resolvi quase duplicar a dose recomendada!

Na minha opinião, quer a Airfryer, quer a Actifry são muito semelhantes a dois mini-fornos/ microondas e que, apesar de serem formas diferentes de cozinhar os alimentos, segundo os especialistas mais saudável, não fazem muito mais do que cozê-los e/ou assá-los como se de um microondas com grill ou de um forno se tratassem.

O meu objectivo era fritar e não cozer/ assar... assim sendo, não gostei e não fiquei satisfeita, até porque para esse fim tenho microondas e forno com grill... não precisava de outro electrodoméstico a ocupar espaço na cozinha...

Eu só queria umas batatas fritas menos calóricas mas igualmente saborosas, melhor...umas batatas fritas com sabor a batata frita... de preferência!

Conclusão: lavei-a, embrulhei-a e devolvi-a!

Beijossssssssssssssssssssssss, 

8 comentários:

  1. Muito obrigada pelos seus comentários, estava quase comprando uma, e não é exatamente um eletrodoméstico barato...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Lilian!

      Tento sempre expressar a minha opinião sincera e esta foi realmente uma péssima experiência. Ainda bem que consegui devolver senão iria chorar o dinheiro durante bastante tempo! É curioso porque também eu andei a sondar diversas opiniões antes de comprar e todas elas diziam maravilhas...quanto a mim não passa de um "microondas portátil" e muito pouco funcional! O teste efectuado pela DECO diz tudo :)...

      Beijinhos***,

      Eliminar
  2. Olá Catarina, a julgar seu texto ficou claro que você não teve tempo de ler o manual, sendo assim, acredito que você não leu. Há pequenos detalhes importantes a serem levados em consideração antes do preparo de qualquer alimento nestes aparelhos, que somente lendo o manual é que tomamos conhecimento. No caso da Airfryer, o manual é claro ao dizer que faz-se necessário abrir o compartimento uma ou duas vezes durante o procedimento para dar uma "chacoalhada" no alimento, exatamente para evitar que se grudem e para garantir que possam fritar uniformemente o alimento. Quanto a actifry, no caso de batatas, faz-se necessário lavá-las na torneira afim de remover o máximo de amido possível, e em seguida secá-las bem. Pois o excesso de amido e água prejudica o resultado final das batatas, porém, tal procedimento também está bem claro no manual. Importante também é pegar "as manhas" do aparelho. Tempo e temperatura correta para cada tipo de alimento, que somente com o tempo e com as tentativas é que começamos a pegar "as manhas" do aparelho. Eu tenho uma airfryer da Mondial e não tenho problemas. Existem vídeos bem interessantes no youtube de pessoas comuns (não propagandas) testando os aparelhos e mostrando os resultados. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ivan,

      Obrigada pelo comentário/ alerta! Como não gostei do desempenho de ambas, infelizmente, não tenciono mesmo voltar a testar, e muito menos comprar este tipo de pequeno electrodoméstico. Quanto a mim é desnecessário...

      Se colocar os alimentos no micro-ondas, ou até no forno, obtenho os mesmos resultados, ou melhores ainda, e no caso do micro ondas num menor espaço de tempo. Para além da qualidade prezo imenso a practicidade, sobretudo quando não se tem muito tempo para passar na cozinha :)...

      De toda a forma agradeço a dica, óptima para quem for comprar ou já tiver ;)!

      Beijinhos,

      Eliminar
  3. Que bom! Estava mesmo à procura de uma comparação entre estas duas. A sua experiência vai ao encontro do que eu já desconfiava. Talvez venham a aperfeiçoar esta tecnologia mas, por enquanto, não vou comprar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá MCA!

      Tenho amigas que usam e adoram, mas esta é mesmo a minha sincera opinião...Se vierem a aperfeiçoar a tecnologia peço apenas que tentem preservar o sabor original das batatas fritas ahahahah! Se tiveres forno ou micro-ondas, quanto a mim, não vale a pena o investimento...

      Fico feliz por ter ajudado e obrigada pela opinião :).

      Beijinhos*****

      Eliminar
  4. Amo fazer tudo na minha acttfry... tudo fica muito bom. Não tenho que reclamar. Mas usando da sinceridade. Se colocar 1 colher de sopa na batata, ninguém vai reclamar... e boa parte desse óleo/azeite fica na panela. Portanto, continua muito mais saudável do que fritá-las numa vasilha cheia de óleo. Para alimento gordurosos não precisa colocar nada.

    ResponderEliminar
  5. Tenho uma Actifry da Tefal com alguns anos e nao a deixo por nada. Cozinho nela quase todos os dias e a comida fica optima. Até a carne de porco à Alentejana fica maravilhosa. Não tem nada a ver com o microondas.

    ResponderEliminar

Responderei a todos os comentários no próprio Blog!

Obrigada pela visita :)***