sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Como lavar bem o cabelo

Como já devem ter reparado sou uma apaixonada por cabelos e tenho uma tara assumida por produtos capilares...sim, sou "cabeloaholic"!

Imagem Google divulgação

A limpeza dos fios capilares e do couro cabeludo é essencial para mantermos o nosso cabelo forte e  saudável. Se não os lavarmos adequadamente os fios pedem a sua vitalidade, ressecam e consequentemente quebram.

A teoria diz-nos que os cabelos oleosos podem e, em alguns casos até, devem ser lavados diariamente, os cabelos normais devem ser lavados em dias alternados e os cabelos secos pelos menos três vezes por semana, contudo, cada caso é um caso e, um dos mitos que até há bem pouco tempo assolava nas nossas cabecitas era de que não devíamos  lavar os nossos cabelos diariamente porque a raiz do cabelo não secava causando diversos problemas. Mas, com o decorrer dos anos e o progresso no mundo da cosmética...tudo mudou...

Existem cabelos que exigem sim uma lavagem diária, principalmente os oleosos, e existem sim no mercado produtos adequados a todas as exigências. Quando a oleosidade capilar é excessiva, se não lavarmos os cabelos e a deixarmos acumular a "emenda acaba por ser pior do que o soneto", se é que me entendem... a gordura/oleosidade acumulada vai sufocar os folículos capilares provocando outros malefícios tais como caspa, crescimento deficiente e queda dos fios....o que acaba por ser pior do que lavá-los diáriamente com produtos suaves e indicados para o efeito. 

Actualmente, já há quem defenda que, todos os cabelos, mesmos sem serem oleosos, podem ser lavados diariamente, desde que com os produtos adequados....assim como existe também a teoria de que os cabelos podem até ser lavados sem champô, apenas com água ou com produtos alternativos como o vinagre biológico de maçã (movimento NO POO ao qual várias celebridades já aderiram)...

Pessoalmente continuo adepta da utilização dos champôs nas lavagens e, acima de tudo, adoro testá-los, quer sejam ou não isentos de parabenos, silicones...blá, blá, blá...gosto de produtos capilares e ponto.

No ritual de lavagem devemos ter sempre em conta que existem vários tipos de champôs/produtos capilares e que devem ser utilizados de forma correcta para que esta seja o mais eficaz possível. Devemos tentar sempre escolher os mais adequados ao nosso tipo de cabelo (normal, seco, misto, oleoso) e os que melhor se adequam às nossas necessidades capilares. 

Se queremos que os nossos cabelos cresçam fortes e saudáveis existem alguns cuidados que são imprescindíveis e a utilização de champôs específicos para as várias necessidades capilares torna-se crucial:
 

- Pré- Champô: como o próprio nome diz serve para fazer uma pré- lavagem antes da aplicação do champô convencional. O pré-champô vai limpar profundamente, preparar e nutrir o cabelo reforçando a acção do champô (ex. champôs com micro partículas exfoliantes). Pessoalmente gosto imenso do Kerium da La Roche-Posay, é um champô anti-caspa para couros cabeludos oleosos que possui micro partículas que promovem uma exfoliação bastante suave removendo as células mortas sem agredir o couro cabeludo.  


- Champô: tem como função remover a sujidade do couro cabeludo e dos fios sem agredir deixando o cabelo suave, brilhante e hidratado, como tal, devemos ter sempre em conta o nosso tipo de cabelo na escolha do melhor champô, assim como o pH do mesmo que deverá ser entre 5 e 7 para que não se torne demasiado agressivo e abra excessivamente as cutículas.   


- Champô anti- resíduos: champô mais agressivo (normalmente com um pH superior a 7) e que tem como função remover o excesso de impurezas do couro cabeludo abrindo as escamas para que fique profundamente limpo (cabelos danificados e/ou quimicamente tratados o pH deve ser inferior a 7) . O anti resíduos deve ser usado uma vez por semana principalmente por quem utiliza leave-in, creme sem enxague, óleos capilares e outros produtos complementares que, ao longo das utilizações se vão depositando e acumulando nos fios deixando-os frágeis, quebradiços e sem brilho. Funciona como um quelador eliminando todos os minerais e sujidades indesejadas e prejudiciais ao nosso cabelo. Quem não tem por hábito utilizar outros produtos capilares para além de champôs e condicionadores basta utilizar o anti- resíduos uma ou duas vezes por mês ou como preparação para uma hidratação mais profunda, como por exemplo, antes da aplicação de máscaras capilares.   


- Máscara: deve ser utilizada uma vez por semana ou a cada duas semanas após a lavagem com o champô e antes da utilização do condicionador (a máscara age interna e externamente no cabelo enquanto o condicionador age apenas externamente). Tem como função recuperar, hidratar, amaciar, proteger e proporcionar brilho e maleabilidade aos cabelos enfraquecidos, danificados e ressequidos de uma forma rápida e eficaz.  Não esquecer que, à excepção de algumas máscaras que já têm como função fechar/selar as pontas, as máscaras capilares tratam, hidratam ou nutrem o cabelo mas não selam as pontas, portanto o uso do condicionador após a sua utilização é imprescindível!


- Condicionador: o condicionador tem como função fechar as escamas do cabelo que foram abertas pelo champô. O uso de condicionador no comprimento dos fios é obrigatório para todo e qualquer tipo de cabelo, mesmo os oleosos, porque é este que vai nutrir, equilibrar o pH, dar brilho, proteger das agressões externas e evitar que o cabelo resseque e parta.   

Comecei a ter estes cuidados há cerca de um ano e tenho tido resultados notórios, principalmente ao nível do crescimento e fortalecimento.
Basta agora escolher o  produto mais adequado ao nosso tipo de cabelo para estas categorias e surpreender-mo-nos com os resultados de uma boa lavagem... o nosso cabelo agradece e o nosso ego também!

Beijossssssssssssssssssssssssss,

2 comentários:

  1. Os meus produtos favoritos tb são os dos cabelos!

    Já usei o Kerium da La Roche-Posay, mas como champo, em pré usava o de limpeza jonhsons baby...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Jonhson's é uma excelente marca...tenho óptimas referencias dos produtos e também os utilizo. Muitos dos produtos da marca estão ao mesmo nível dos considerados "os melhores" vendidos em farmácias e perfumarias. Os champôs para bebé são muito bons, principalmente por não conterem parabenos! O de lavanda é considerado um dos melhores champôs indicado para bebés e adultos :)!

      Beijinhosssss,

      Eliminar

Responderei a todos os comentários no próprio Blog!

Obrigada pela visita :)***